sábado, 17 de agosto de 2013

TRANSPORTE COLETIVO E ENERGIA, COMO EU VOU VIVER COM ESSA PORRA?


Eu estava voltando para casa à noite, umas 8 horas, pensando sobre que outros post eu poderia escrever enquanto esperava o ônibus, o problema que ele não veio! Porra, eu passei 45 minutos esperando em pé na droga daquela parada lotada e escura.

 Tinha um ônibus perto da parada, mas ele pregou e quando finalmente aparece outro, ele era pra ajudar o primeiro ônibus. Após todo esse fardo, realmente aparece o ônibus que eu deveria pegar, que veio lotado como sempre, essa é a péssima realidade, pra ser sincero é a realidade FDP que nós vivemos. Sei que eu ainda esperei pouco na parada, e que há pessoas que esperam 1 hora e até 1 hora e meia por um ônibus que vem lotado. Muitos de nós esperamos em paradas lotadas e sem cobertura, sempre expostos ao perigo de ser assaltados.  

Sei que era de noite e as frotas dos ônibus são diminuídas nesse período, mas se você ir na av. FAB nesse horário de 8 horas da noite ainda terá várias pessoas voltando para suas casa, então ainda deveria ter uma frota normal.

“Mas os motoristas e cobradores vão trabalhar mais!”


Eu sei, porém eles trabalham ou deveriam trabalhar por escalas, em que eles se revessam durante o dia e semana, acrescentando mais uma escala resolveria, com isso muitas pessoas não passariam por essa grande espera.

Mas quem é o verdadeiro culpado por tudo isso: o preço da passagem, os ônibus velhos e paradas estragadas e escuras?

“As empresas!”

Não por completo, quem determina a diminuição e aumento da passagem é a prefeitura e as empresas que entram em acordo. Já a renovação da frota é com patrocínio da prefeitura. Os abrigos são responsabilidade da prefeitura. Mas quem paga tudo... É VOCÊ! Com os impostos, então você tem sim, o direito de transporte e abrigo de qualidade.


A mídia divulga: “O uso de transporte coletivo ajuda na diminuição da poluição para atmosfera”.

Mas porra, como eu vou querer pegar ônibus se ele vive cheio, a passagem é cara e o abrigo é escuro e perigoso?  Lute por seus direitos e não seja enganado em 2014 , 2016 ou qualquer eleição, veja pelo que você passa hoje.


Você se lembra que eu estava voltando para casa? É. Nada que está ruim que não possa piorar. O meu bairro estava sem energia enquanto eu estava indo para casa, que droga! E não foi a primeira vez.


Esse é outro grande problema de nosso estado, ENERGIA. Todo ano, quando acontece a Expofeira, tem racionamento de energia. Parece que com a abertura do shopping Amapá Garden, a energia foi toda pra lá, é o que parece e que muitos tiram graça. Mas é sério, como pode um estado, que está construindo várias Usinas Hidrelétricas, não ter energia para abastecê-lo? Contraditório.

É por que toda energia que SERÁ gerada, já foi vendida para outros lugares e se sobrar um pouco, o estado compra. Esse é um dos motivos por não serem abertas industrias no Amapá, falta de energia. Não adianta senadores vitalícios dizerem na TV que estão trazendo “O Linhão”, essa droga nunca chega! O governo deveria negociar no contrato com as empresas e ficar com uma porcentagem maior de energia.


Essa é a realidade que muitos vivem, não esqueça, por que quem coloca esses caras no poder é a população e quem destroem os ônibus e paradas também é a população. Reflita.

Por Bruce Nolan


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário