domingo, 7 de julho de 2013

O Mito do Vinagre

Estou de volta, para falar sobre alguns MITOS DAS MANIFESTAÇÕES. Você sabia que o vinagre resolve o efeito do gás lacrimogêneo? Não? Sim? Mas nós do SAÍDA DE EMERGÊNCIA temos uma novidade, É MENTIRA!

Em meio a esse período de manifestações, batalhas entre manifestante (que em parte são um monte de vândalos que não tem o que fazer da vida) e policiais, escutei a história que o efeito do gás lacrimogêneo é resolvido com vinagre, sim aquele que está na sua cozinha, também conhecido como Ácido Acético ou Ácido Etanoico.

Segundo os toxicologistas Flávio Zambrone de Campinas – SP e Anthony Wong, diretor do Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica do HC de São Paulo) essa informação não passa de um mito.  E o produto ao invés de ajudar pode na verdade piorar a situação de muitos, como dano às mucosas afetadas pelos componentes irritantes do gás lacrimogêneo e piorar a irritação na pele.


Os efeitos do gás no corpo são: tosses, vômitos, queimaduras, glaucoma nos olhos, a boca pode arder, e em casos de exposição prolongada pode causar bronquite e pneumonia. Em casos mais extremos pode levar a morte, como no caso da gari Cleonice Vieira em Belém , por ter inalado o gás. Os efeitos podem levar de 20 a 45 minutos para passar.


Sua composição pode ser: clorobenzalmalonitrila (CS), cloroacetofenona (CN), dibenzoxazepina (CR), cloro-acetona, bromo-acetona ou acroleína.

Apesar que muitos afirmam a comprovação do vinagre como solução, ele poderia ser realmente uma solução apenas em casos extremos como em lugares pequenos. Mas a verdadeira solução sempre será ficar em lugar ventilado. Há alguns métodos que podem ajudar também, como: Uso de carvão ativado (que pode ser encontrado em lojas de produtos químicos) em um pano cobrindo o rosto, uma mascara de mergulho, óculos de natação ou de motociclista todo vedado.



ESSA É A DICA DO SAÍDA DE EMERGÊNCIA, continuem os protestos, mas sem violência!



Por Sam Witwicky

Fontes: G1 e Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário