quarta-feira, 26 de junho de 2013

Lobisomens e vampiros: Afinal, de onde surgiram?

Lawrence Talbot de “O Lobisomen” X Lestat de “Entrevista com o Vampiro”

Personagens principais de inúmeros filmes, contos, histórias, lendas, mitos etc. De onde tiraram a ideia para a criação desses seres bizarros? Por incrível que pareça, a inspiração veio de uma doença que hoje quase não causa mortes, mas que, a cerca de uns 200 anos atrás ou mais, era temida pela humanidade: A raiva.


Causada pelo lyssavirus, apresenta como principais sintomas: urros e ganidos (devido ao espasmo da garganta e cordas vocais), baba (decorrente da hidrofobia-medo paralisante de água e de engolir qualquer líquido), agressividade, convulsões, aumento da libido e, por fim, a morte por exaustão da atividade cerebral acompanhada de parada cardíaca ou respiratória.

Essas características somadas à transmissão através de mordidas por morcegos e cachorros/lobos faz recordar algo? Isso mesmo que você pensou: parece com vampiros e lobisomens. Os filmes desse século nem tanto, mas os mais antigos, de terror, retratam bem tudo o que foi citado.




O filme "A Hora do Espanto" (Fright Night) de 1985. Um dos grandes pioneiros de filme sobre Vampiros, ao lado do produzido posteriormente Drácula de Bram Stoker.












O filme "Um Lobisomem Americano em Londres" de 1981. Também pioneiro dos filmes sobre Lobisomens, com grande destaque para a cena de transformação, sendo muito bem feita, já que a tecnologia da época era limitada, então era feito tudo manualmente e não com programas de computador como hoje.



Essa doença neurológica é fatal em quase que 100% dos casos, mas, segundo dados da OMS, os casos em humanos diminuíram muito e estão em 55 mil casos ao ano, quase todos na África e na Ásia e no Brasil apenas cinco casos.

Vírus da Raiva

 E achar sua cura foi difícil devido a esperteza desse serzinho maléfico que ao invés de se dispersar pela corrente sanguínea, se espalha com a ajuda dos neurotransmissores do corpo humano chegando ao cérebro mais rápido que o tempo que o sistema imunológico leva para se preparar contra um invasor.


Em 1998, o médico espanhol Juan Gómez Alonso publicou um artigo com título “Raiva: uma possível explicação para a lenda dos vampiros”. Nesse estudo ele defende que a relação mais óbvia é que ambos passam de organismo para organismo, o intenso desejo sexual e a violência. E a relação entre a raiva e o lobisomem estaria nas mordidas, nos dentes a mostra e nas transformações animalescas.





Louis Pasteur


Enfim, como as vacinas só começaram a ser testadas com os estudos de Louis Pasteur, esse mal provocou grande terror entre as pessoas dos séculos passados. E isso tudo levou à inspiração para a criação desses personagens estranhos e que viraram febre no século XXI.


Velkan de “Van Helsing” X Selene de “Anjos da Noite”

Obs: Para quem achou que seria colocado imagens de outros lobisomens ou vampiros, vai ficar esperando, aqui é só Vampiro e Lobisomem de verdade. (Sam Witwicky)


Por Tchica e Sam Witwicky

Nenhum comentário:

Postar um comentário