domingo, 9 de junho de 2013

CINEMA: Trilogia Batman Cavaleiro das Trevas - Batman Begins

Esse é o primeiro capítulo da minissérie de posts sobre a Trilogia Batman Cavaleiros das Trevas e estreia de nosso novo escritor Sam Witwicky.  E iremos começar fazendo uma introdução sobre a saga e em seguida sobre o primeiro filme: Batman Begins.


O Batman é um personagem fictício cuja existência se perpetua em função não só das interpretações dos autores que se comprometem a nos abrilhantar com as mais curiosas histórias sobre seu universo, como aos devaneios de seus leitores, eternos devotos de tais narrativas. É o cruzamento desses fluxos criativos que dá origem à lenda.
A trilogia criada por Christopher e Jonathan Nolan desconstrói o conceito de herói e do que ele realmente poderia vir a ser. A personalidade do Batman vai se moldando sob uma perspectiva inteiramente sombria. O mesmo faz um sacrifício pessoal em prol da criação de um símbolo incorruptível.



Bruce logo de inicio não estava esperando se tornar um herói, pois sua já estava corrompida, sua motivação veio de um sentimento de vingança. Seu objetivo ao criar um símbolo era inspirar heroísmo nos verdadeiros heróis de Gothan.
Ao contrário do conceito clássico de herói, Nolan criou um Batman que não deve despertar segurança, orgulho ou qualquer outro sentimento edificante a quem nele se espelha. Seu objetivo é propagar o medo.

BATMAN BEGINS

O filme criado por Christopher Nolan foi o primeiro da franquia a mostrar vários fatores inexplorados em todos os outros filmes já produzidos.
Vemos quase que por completo a infância do pequeno Bruce Wayne. Sua convivência com seus pais, assim como o porquê seu medo de morcegos, mostrada em sua queda.



Outro ponto crítico da história é a detalhada morte de seus pais (Thomas e Martha Wayne) no “Beco do Crime”, influenciando por completo sua vida.


Um grande diferencial é mostrar sua vida depois da morte de seus pais, seu grande encontro com o mentor Ra’s al Ghul fundador da Liga das Sombras.



Passando por todo seu treinamento, e toda influencia de seu mentor para criação de um símbolo, retirando toda sua mentalidade ineficaz. Bem explicito em suas palavras:

“O justiceiro é um homem perdido, que age visando o benefícios próprios. Ele pode ser destruído e até preso... mas se você se torna mais que um simples homem, se é dedicado a um ideal que não consegue deter você... aí você se torna bem diferente... numa LENDA”.

Seu objetivo principal e inicial era buscar justiça por meio do medo, assim que se inspirou em um morcego que entrou na sala em que estava na mansão.



Outra grande peça essencial nesse filme é Lucius Fox, chefe de pesquisas nas empresas Wayne. Fornecedor de equipamentos para Bruce Wayne, por exemplo: Os novos trajes e Batmóvel.




O seu adversário inicial é o mafioso Falcone que controla policiais corruptos. Porém nos desenrolar da história percebe-se uma grande trama organizada internamente pelo o doutor Jonathan Crane (Espantalho) por meio da contaminação da água de Gothan feita por seus pacientes.


O grande plano era lançar o vapor contaminado (gerando ilusões) por meio de um Emissor de Micro-ondas na parte marginalizada da cidade. Causando caos e disseminando a violência. Plano feito por Ra’s al Ghul “de volta dos mortos”.
O filme finaliza com a luta entre aluno (Bruce Wayne) e mestre (Ra’s al Ghul).

Batman Begins é um grande filme. Claro que recomendo para todos.  Esse foi o primeiro post de nossa minissérie: Trilogia Batman Cavaleiro das Trevas.


 Por Sam Witwicky







Nenhum comentário:

Postar um comentário