segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Esperança para os baixinhos


Lembra quando você era criança, que sua mãe dizia que tinha que dormir cedo para crescer bastante? Pois é, afinal de contas, mesmo sem ter estudado ela estava certa. Em parte pelo menos.


Foi descoberto que o hormônio do crescimento (GH), de fato, aumenta sua produção durante a noite. O detalhe é que ele é apenas um estimulo para a liberação do verdadeiro hormônio que nos faz crescer, o IGF-1.


Está substancia é responsável pela síntese de proteínas nos ossos e nos músculos e a absorção de nutrientes. "Uma vez estimulado, o IGF-1 age 24 horas por dia", diz a neuroendocrinologista Ana Maria Lengyel, da Unifesp.

O que há de curioso nisso tudo é que o GH não é produzido apenas na infância e adolescência. Está presente também em adultos e idosos, só que em menor escala, claro. Aos 60 anos, uma pessoa secreta apenas 25% da quantidade produzida aos 20 anos e ainda está associado, na terceira idade, com os sintomas do envelhecimento, como rugas, cabelo branco, aumento da gordura corporal e diminuição da capacidade sexual.


Uma coisa sempre esteve clara, dormir bem é fundamental e crianças e adolescentes necessitam descansar mais que os adultos. Mas noites de "rainha" não vão garantir altura de modelo a ninguém (que pena). O crescimento depende de variados fatores como alimentação, exercícios físicos, condições emocionais favoráveis e, principalmente, da genética de cada organismo.


Mas para os baixinhos e baixinhas de plantão, não custa nada dar uma ajudinha não é mesmo? Toda ajuda é sempre bem vinda.



Por Tchica

Nenhum comentário:

Postar um comentário