segunda-feira, 2 de setembro de 2013

LIXO POR TODO CANTO, PRECISAMOS DE CONSCIENTIZAÇÃO


Estava aproveitando o final de semana em no município de Ferreira Gomes, mas atento a algum tema pra post (sem vida). Enquanto bebia, um refri, e admirando a paisagem, vi o quanto sujo fica a orla da cidade após as festividades.

 Esse tamanho descaso com a orla de Ferreira Gomes não é de hoje, toda vez que tem alguma festa ou o próprio Carnaguari, o chão fica coberto de latinhas de cerveja, garrafas de vodka ou uísque, garrafinhas de água mineral e muita sujeira.

Estava mais sujo, mas as latinhas foram catadas

 É uma vergonha saber que o ser humano, em maioria, são porcos por natureza. Placas de aviso para preservação e não jogue lixo é o que não falta na orla. Existem leis contra a poluição ambiental, por exemplo:

LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981

Art 2º - A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios:

IV - proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;

Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

 III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:

d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;


Porém não a conscientização de parte da população, que passa de geração em geração aquele pensamento: "Não se preocupa, alguém vai limpar/ 'ajuntar'".

E a prefeitura de Ferreira Gomes também não ajuda, andei por toda a orla e dificilmente se via latas de lixo. Devia haver um a cada 7 metros, assim não teria aquela desculpa: "Aaaa o lixeiro tá longe". Mas o preguiçoso mesmo assim ainda iria achar longe.

 Ou os banhistas levassem sacolas para guardar o lixo e depois quando chegasse em sua casa, jogava fora.

Tudo isso não se aplica apenas em Ferreira, e sim em todo lugar, não importando se é balneário ou centro urbano.

Lixo no Rio, que coisa feia!

 Vamos preservar a maravilhosa beleza natural. Essa é a dica do Saída de Emergência para você.



Por Bruce Nolan





Nenhum comentário:

Postar um comentário