terça-feira, 28 de maio de 2013

Análise sobre a Educação Brasileira

    Em clima de ENEM, o Estado de São Paulo anuncia que 50 mil estudantes da rede pública de ensino frequentarão escolas de tempo integral. Uma grande iniciativa da parte do poder público, com isso percebe-se um grande avanço na educação brasileira.


    A nova jornada de aula será de 8 horas e meia para o ensino fundamental e 9 horas e meia para o médio.  O projeto terá a adesão de 170 unidades de ensino para o próximo ano, a secretária de educação tem a meta de implantar esse projeto em 300 escolas até 2015.
    O novo modo de ensino traz uma dedicação maior e exclusiva do professor para com o aluno, além de beneficia-lo com 75% de bonificação sobre seu salário. Haverá disponibilidade de novas disciplinas do currículo tradicional, de ciências à moda.


    Que projeto maravilhoso! No papel é lindo, esperamos que torne-se realidade. Conhecemos a condição educacional de nosso país. E não aparenta nenhuma maravilha. Somos o 39º, o penúltimo colocado no Raking Global de Habilidades Cognitivas e Realizações Educacionais, feito pela Person em um país que é a 6ª maior economia mundial, contraditório.  Ficamos atrás de nossos “Hermanos Argentinos”, México e Tailândia. Nos fazemos a seguinte pergunta: Que país é esse? Projetos como esse deveriam ser implantados em todo o país, não apenas em um estado.


    Agora vamos focar em nosso Estado, o grande Amapá, verdadeira qualidade de ensino público é algo que ainda não nos deparamos.  A cada ano vemos mais uma greve dos professores, reivindicando um salário melhor, receber 75% de bonificação sobre o salário acontece só em São Paulo.


    Estamos nos aproximando do Enem, e ao final do ano estará explicito o grande contraste educacional entre as regiões, passaremos por mais um ano em que alunos de estados como São Paulo roubando nossas vagas na UNIFAP, temos um grande potencial, porém  nossa condição de ensino não ajuda.

Por Bruce Nolan

Fontes: g1.globo.com
             veja.abril.com.br


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