quarta-feira, 29 de maio de 2013

Curiosidades sobre a aliança de casamento

   Quem nunca se perguntou por que se usa aliança na mão esquerda? Ou pior, por que ela tem que ser usada no dedo anelar? A História explica:




    Os egípcios, por volta de 2800 a.C., já usavam um anel para simbolizar o laço matrimonial. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, representava a eternidade à qual a união se destinava. Cerca de 2 mil anos depois, os gregos descobriram o magnetismo, que acabou influindo também nessa simbologia. Como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro.


Europa e principalmente na cultura cristã, o uso das alianças de casamento iniciou-se por volta da Idade Média. Em muitos países, tinha uma ligação recheada de superstições e misticismo com o casamento e os casais. Por exemplo: em alguns lugares da Escócia, as pessoas acreditavam que se a mulher perdesse sua aliança, certamente seu marido seria perdido também. Já em outros países, se as alianças de casamentos caírem das mãos dos noivos e deslizarem para longe do casal, significaria que esse casamento estava condenado ao fracasso. Era considerada a pior coisa que poderia acontecer num casamento.

     A simbologia da aliança é muito forte, unindo-as lado a lado formam o símbolo do infinito (por esse motivo não se deve usar alianças quadradas). O material é o ouro, prata ou platina por serem duradouros, eternos como a relação de duas pessoas que se amam.




    O costume foi adotado pelos romanos e o Vaticano manteve a tradição. Já o anel de noivado foi introduzido no ano 860, por decreto do papa Nicolau I (858-867), que o instituiu como uma afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos.


  
    Por que o quarto dedo?
"A aliança passa da mão direita para a mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Do lado esquerdo, ela fica mais próxima do coração", afirma o padre Eduardo Coelho, da arquidiocese de São Paulo.



    Há também uma versão chinesa sobre essa história:
  • Os polegares representam os pais.
  • Os indicadores representam seus irmãos e amigos.
  • O dedo médio representa a ti mesmo.
  • O dedo anelar (quarto dedo) representa o seu cônjuge.
  • O dedo mindinho representa seus filhos.




Você já viu a aliança de casamento na mão direita?

Há países como a Polónia, Colômbia, Grécia e Índia, que mantêm a tradição de usar o anel na mão direita.
Quando uma mulher fica viúva, ela pode mover o anel de um lado para outro como um sinal de viuvez.
Há crenças que afirmam que uma mulher que quer fazer batota vai passar o anel para a outra mão para afirmar tal coisa.


Por Bruce Nolan


Fontes: mundoestranho.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário