terça-feira, 5 de novembro de 2013

V DE VINGANÇA - Feliz 408 Anos Guy Fawkes!

"Lembrai, lembrai do cinco de novembro

A pólvora, a traição, o ardil
Por isso não vejo como esquecer
Uma traição de pólvora tão vil"


Fala galera hoje é 5 de novembro !!!!!! Uhuuuuu!!!!! Sabe que dia é hoje????? Bom hoje é o dia em que o patrono desse blog adentrou em 1605 no parlamento inglês com o objetivo de explodi-lo , considerado por muitos como a única pessoa que adentrou no parlamento com objetivo sincero, Guy Fawkes  foi condenado a execução por traição e tentativa de assassinato.


Mas você deve estar se perguntando: 

-“Porque um cidadão inglês tentaria explodir o parlamento????”, logo um dos maiores símbolos de poder da coroa britânica... bom a resposta é simples: 


Ele estava insatisfeito com o seu governo, a política inglesa estava repleta de corrupção (não é tão diferente do Brasil), e justamente na noite de 5 de novembro todos esses pútridos politico se encontrariam no parlamento. Não seria uma má ideia !!!! Tipo que jogue a primeira  pedra quem não gostaria de explodir Brasilia ou a Assembleia Legislativa do seu estado? Han????


Essa é uma grande historia de um grande homem de quem ninguém ouvira falar, mas como grandes historia merecem ser constantemente lembradas, nada mais que Alan Moore em 1982 publica um dos mais importantes quadrinhos da historia, V DE VINGANÇA, traz uma proposta bem inovadora onde traz o nosso herói sem rosto V, em sua busca por “justiça” , a história se passa em 1997, no chamado passado futurista ou alternativo, em que um partido de cunho totalitarista ascende ao poder após uma guerra nuclear.



Semelhanças com a realidade são muito presentes na HQ, em se dizer da forma de repressão que a população sofre a manipulação da mídia (tipo Brasil na ditadura de 64), com direito a campos de concentração, genocídios e até experiências eram feitas a quem se opusesse ao governo. Moore teve grande inspiração na obra 1984 de George Orwell para criar o partido Fogo Nórdico.


Alan Moore

Com forte influencia da anarquia o herói é uma mescla de Edmond Dante e Magueywer, V se tornou um dos maiores anti-heróis dos quadrinhos e como era de se esperar, em 2005, os estúdios Warner lançam a adaptação do HQ V DE VINGANÇA, com direção de James Mcteigue (o corvo 2012) com a produção e roteiro dos irmãos Wachowski (saga Matrix , a viagem).



O filme teve uma grande aceitação do público, com uma bilheteria de  mais de 132 milhões de reais, foi um sucesso, porém, como Alan Moore estava desapontado com as outras adaptações de seus quadrinhos (A Liga Extraordinária e do Inferno), ele não quis ir na estreia,... que pena, V foi muito bem interpretado pelo brilhante Hugo Weaving (Agente Smith do Matrix), e Evey pela linda Natalie Portiman. Com um cenário sombrio e intelectualizado  a nova roupagem de V DE VINGANÇA ficou excelente.



Sem dúvida Alan Moore nos agraciou com a sua obra que de tão grandiosa e intelectualizada teve um impacto cultura muito grande atualmente.Vendo as manifestações que a pouco ocorreram observou-se que a mascara de Guy Fawkes estava bastante presente, e não estou falando dos MANÉfestantes dos blackblocs, pessoas politizadas utilizando da mascara de V, até mesmo Alan Moore comentou dizendo: 



"Estava bastante animado outro dia quando assisti no noticiário ao ver que ouve várias  manifestações afora e vi filmagens mostrando manifestantes vestindo a máscara de Guy Fawkes de V  For Vendetta  isso me agradou. Isso me deu um pouco de entusiasmo”.

Com isso podemos concluir que Fawkes a mais de 400 anos atrás com sua atitude corajosa influenciou milhares de gerações posteriores, então se você tem algo a que reclamar, saia a rua , manifeste busque os seus direitos e se no final tudo isso não der certo mostre ao estado quem deve temer quem .



     
Tenha um bom dia de Guy Fawkes, do seu amigo Vincent Meridius.
“O povo não deve temer o estado, o estado deve temer o povo”.

V


Por Vicent Meridius
Bruce Nolan

Nenhum comentário:

Postar um comentário