Muitos de nós conhecemos o apresentador Luciano Huck. Um cara que vemos todo sábado à tarde. Trazendo quadros legais por sinal, ajudando várias pessoas e chamando atenção por seu pequeno nariz.
Conhecemos também Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Tom Jobim, alguns dos MAIORES compositores do Brasil.
E por último, conhecemos Mc Federado e Os Leleks (infelizmente para alguns) com seu hit de sucesso “Passinho do Volante”.
Mas o que eles têm em comum?
Hoje (sábado 08/06/13) no programa de nosso querido Luciano Huck, o mesmo comparou Vinícius Moraes, Chico Buarque e Tom Jobim à Mc Federado e Os Leleks. Como é possível?! Querido Luciano, tais nomes não deveriam nem estar na mesma frase. Vamos nos situar.
Vinícius de Moraes foi o MAIOR poeta da 2ª geração do Modernismo no Brasil, porém não apenas se destacando na poesia, mas também no cinema, música e teatro. Ele foi amigo de Manuel Bandeira, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, é união da literatura brasileira!
Ele escreveu tantas obras que nem sei quantas foram, mas estas são algumas delas:
- Ariana, a mulher (1936);
- Novos poemas (1938);
- Cinco elegias (1943);
- Poemas, sonetos e baladas (1946);
- Orfeu da Conceição (teatro-1956);
- Livro de sonetos (1957);
- Para viver um grande amor (crônicas-1962).
E para mostrar quão grande era seu talento, essa é uma de suas poesias:
“Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia”.
Chico Buarque, outro grande ícone da MPB, sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solo, em parceira com outros músicos e compactos. Compôs “Roda Viva” música da peça de mesmo nome, criando indiretamente a Ditadura Militar.
Suas obras também são muito vastas. Por isso não dá pra falar sobre todas. Porém vou mostrar um de suas poesias.
“Quando amo
Eu devoro
Todo o meu coração
Eu odeio
Eu adoro
Numa mesma oração”
Tom Jobim é considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone, não só por ela, mas também por todos os brasileiros. Ele é um dos criadores da Bossa Nova e criador da música brasileira mais conhecida no mundo e a segunda mais tocada também "Garota de Ipanema", composta por ele e Vinícius de Moraes.
Após ter feito uma recapitulação de quem estamos falando, percebemos claramente que não há como comparar Mc Federado e Os Leleks com Vinícius, Chico e Tom, não estão no mesmo nível, de um lado temos alguns dos maiores compositores brasileiros e do outros um grupo de rapazes que criaram uma música que deu sucesso, e depois de algum tempo irá ser esquecida. A diferença é quilométrica!
OBS: A esquerda está Manuel Bandeira, grande expoente da 1ª Geração de Modernismo no Brasil.
A música “O passinho do volante” para todas as idades, porém com objetivo simples de incentivar a dança, e as músicas criadas por nossos maiores expoentes musicais são poesias maravilhosas.
O programa ainda mostrou essa músicas sendo interpretadas em outros estilos músicas, e pra ser sincero não melhorou em MERDA NENHUMA!
Por favor, né Luciano Huck! Não vamos falar tais besteiras em rede nacional outra vez! Você perdeu o respeito de muita gente depois dessa.
Por Bruce Nolan
Nenhum comentário:
Postar um comentário